sábado, 14 de novembro de 2009

ESTÃO ZOANDO COM A NOSSA CARA

A desfaçatez completa pode ser lida aqui.

INTERCONEXÕES DE SERRA E URIBE PODEM TER PROVOCADO BLECAUTE

Empresa colombiana que fez negócios com tucanos em São Paulo quer mais sopa no mel em 2010 .
O blecaute que deixou metade do Brasil no breu - e toda a imprensa golpista cheia de energia - teria sido meticulosamente urdido e cuidadosamente operado. O curto-circuito que derrubou as redes de transmissão de eletricidade no país, na terça-feira, ocorreu no exato momento em que o governador tucano Zé Chirico e o narcopresidente terceiro-mandatista da Colômbia, Alvaro Uribe, juntaram as pontas dos fios desencapados que seguravam. Curioso é que, logo nos primeiros momentos da falta "de luz", o conluio dos sabotadores com a máfia midiática já estava evidenciado, com batalhões de repórteres mobilizados em pontos estratégicos - fora a frota de helicópteros. Num átimo, os corvos demotucanos de sempre saíram das trevas para dar elucidativas entrevistas ao lume de velas. Raras vezes vimos tamanha "agilidade" na cobertura de um evento de tal magnitude. Os primeiros sinais de que algo estranho estava acontecendo vieram da insuspeita ANDE -Administración Nacional de Electricidad, do Paraguai. Segundo o engenheiro Luis Alberto Villordo, diretor da instituição, o evento ocorreu por causa de um curto-circuito registrado em uma linha de transmissão de 500kV localizada na zona de São Paulo, que produziu a queda de 11.000 MW. Coincidentemente, a "zona de São Paulo" em questão está sob a "jurisdição" da CTEEP – Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista, controlada pela ISA Capital do Brasil que, por sua vez, é controlada pela Interconexión Eléctrica S.A. E.S.P. (“ISA”), uma companhia de capital misto, sediada na Colômbia, controlada pelo governo daquele país, e que detém 59% do seu capital social total. A atividade principal da ISA é a operação e manutenção de redes de transmissão de energia, além da participação em atividades relacionadas com a prestação de serviços de energia elétrica. Além de possuir investimentos em transmissão de energia na Colômbia - e no Brasil, a ISA "investe" também na Venezuela, no Equador, no Peru e na Bolívia. Veja aqui, segundo a própria empresa, como o governo tucano entregou, de mão beijada, a rede de transmissão elétrica paulista.
Analistas ouvidos por este Cloaca News não confirmam, mas não descartam, a hipótese de o blecaute ter sido provocado para desgastar politicamente o Governo Lula e prejudicar a virtual candidatura da Ministra Dilma Rousseff, o grande empecilho ao devaneio presidencial de José Serra. Segundo os analistas, Serra no Planalto garantiria aos colombianos a possibilidade de fazer muito mais negócios com o Brasil, e de adquirir, a preço de banana nanica, o restante do setor elétrico de nosso país.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

REPÓRTER DA GLOBO REINVENTA O JORNALISMO

. . . . .
Uma nova modalidade de reporcagem acaba de ser introduzida na imprensa televisiva brasileira, por obra da jornalista cuiabana Delis Ortiz, 46. Na noite desta quarta-feira, em pleno Jornal Nacional, o mais influente noticioso do país, a "repórter especial" da Rede Globo foi ouvir dos senadores o que seu chefe mandou que ela ouvisse sobre o blecaute da véspera, visto que, segundo ela mesma, "o apagão invadiu a pauta política". Depois de registrar as "cobranças" do demo José Carlos Aleluia e do tucano Arthur Virgílio, o mais inútil parlamentar brasileiro, Delis interpelou o senador Aloizio Mercadante, à guisa de "contraponto". Antes, porém, que o bigode do petista entrasse em cena, a Sra. Ortiz tascou o seguinte: - O líder do PT no Senado, senador Aloizio Mercadante, reconheceu que falta investimento e culpou o mau tempo pelo apagão. Ato contínuo, temos em quadro o próprio Mercadante que, olhando para a lente da verdade, sentencia:
- Não há risco de oferta de energia, ninguém vai ter que fazer racionamento, não vai faltar energia. O Brasil está preparado para crescer com oferta abundante de energia. Na seqüência, o governador Zé Chirico e o Ministro Tarso Genro completam o relato, e nada de Aloizio Mercadante reconhecer que faltou investimento ou culpar o mau tempo pelo blecaute, como antecipara Delis.
. Clique aqui e testemunhe o nascimento de uma nova era no Jornalismo, em que, antes de ouvir o entrevistado, o repórter diz o que o entrevistado vai dizer e o entrevistado não diz o que o entrevistador disse que ele diria.
Entendeu?

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

ENQUANTO ISSO, NUMA GRÁFICA DE BARUERI...

Prosseguem em ritmo acelerado os trabalhos de impressão, mixagem e empacotamento das 7 milhões de provas do Saresp - Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, remarcadas para os dias 17, 18 e 19 deste mês. Na imagem acima, capturada na última noite pelas câmeras do infalível esquema de vigilância montado nos galpões da IGB, vê-se a força-tarefa de 350 pessoas, incluindo 200 alunos da Escola de Formação de Soldados da Polícia Militar, trabalhando para que não haja a menor chance de vazamento dos exames. O próprio secretário estadual da Educação de São Paulo, o lobista Paulo Renato Souza, visitou a gráfica para supervisionar o serviço.

COM APOIO DOS MARGINAIS QUATROCENTÕES, SENADOR INÚTIL PEDIRÁ CPI DO BLECAUTE

Considerado pela organização não-governamental Transparência Brasil o mais improlífero parlamentar brasileiro, o senador amazonense Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto, do PSDB, nos dá mostras, hoje, de que é, também, uma das mais patéticas e toscas figuras da vida pública do país. Na noite desta terça-feira, já com o fornecimento de energia elétrica praticamente restaurado nas áreas afetadas pelo blecaute, o sáfaro nortista não perdeu tempo e apresentou-se ao Estadão para zurrar sua costumeira catilinária. Confira aqui e, depois, responda: a que horas o tucano foi ouvido pela reportagem do jornalão da famiglia Mesquita, a tempo de a "matéria" entrar na edição impressa? O que comia o líder tucano no momento em que " jantava com alguns amigos em um restaurante em Brasília quando foi avisado num telefonema sobre a falta de energia em pelo menos 12 Estados, além de parte do Distrito Federal e do Paraguai"? Se o valentão amazônico diz que não seria "leviano" de utilizar o termo "apagão", por que o próprio jornal empregou o termo na manchete principal de sua edição de hoje?

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

EXCLUSIVO - PROVAS DO SARESP VAZAM. VEJA AS QUESTÕES DO EXAME

Cancelamento das provas pelo Governo Serra é iminente. Secretaria da Educação ainda está calculando o prejuízo (na casa dos milhões) .
As provas do Saresp - Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, previstas para acontecer nos dias 10, 11 e 12 de novembro por alunos de 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e de 3ª série do Ensino Médio da rede estadual paulista, acabam de perder o status de “segredo de estado”. Com isso, confirmam-se os temores manifestados ontem pelo blog NaMaria News (leia aqui). No ocaso deste domingo, 8, o Cloaca News foi procurado por uma pessoa que disse ter todos os questionários que serão aplicados a partir de amanhã aos estudantes. Propôs entregá-los ao blog em troca de um talão de vales-coxinhas, igual ao recebido pelos professores da rede estadual paulista à guisa de subsídio para alimentação. Um encontro foi marcado numa badalada Enoteca, na região dos Jardins, para que avaliássemos os papéis. “Isso aqui é muito sério, derruba toda a Secretaria”, afirmou a pessoa (naquele momento, nosso fotógrafo, que acompanhou a reunião, percebeu que havia esquecido de carregar as baterias de seus equipamentos digitais). Concluímos a negociação logo após sabermos que os exames – havia várias versões deles – foram encontrados no assento dos fundos de um ônibus, próximo de Barueri, região metropolitana de São Paulo. Para denunciar a fraude, tentamos contato com o Sr. Mandruvá, responsável pela avaliação, mas seus assessores-fantasmas disseram que ele estava enrubescido, muito agitado mesmo, e que não iria se manifestar. Apuramos, em seguida, que as questões originais estavam guardadas em várias gavetas de certa Fundação, no centro da capital paulista, acondicionadas em envelopes plásticos resistentes, com fechamento duplo e reaproveitáveis, com logotipos de conhecidas empresas de livros didáticos. Na edição deste ano, o Saresp terá a participação das escolas das redes privadas e municipais de ensino. As unidades municipais terão os custos da adesão pagos pelo Estado. Os resultados do exame implicam diretamente no Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp), estipulado para cada escola do governo, que calcula o bônus dos professores da rede. As questões de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências foram quase todas baseadas no material distribuído aos estudantes durante o ano pelos tucanos, inclusive nos 100 milhões de exemplares dos Cadernos do Aluno.
. A seguir, em primeira mão, veja algumas das questões formuladas aos estudantes.
.
Língua Portuguesa – EF 1 . No primeiro semestre deste ano, Tio Serra mandou distribuir para os coleguinhas da terceira série a obra literária “Dez na área, um na banheira e ninguém no gol”. Assinale as expressões que tornaram o livro um sucesso entre os amiguinhos de classe e, depois, na mídia: . a) “o rabo da vovozinha” e “mamãe, vá se fuder”
b) "chupa rola", "cu" e "chupava ela todinha"
c) “na casa do caralho” e “na puta que te pariu”
d) "Nunca ame ninguém. Estupre".
e) Sei lá, porra!
.
Ciências – EF 2 . O ano de 2009 foi uma catástrofe, pois a gripe H1N1 avassalou o planeta, matando quase toda a população - de acordo com alguns dos mais prestigiados colunistas de nossa gloriosa imprensa. Assinale o autor do seguinte pensamento científico: "Ela é transmitida dos porquinhos para as pessoas só quando eles espirram. Portanto, a providência elementar é não ficar perto de porquinho algum". . a) Prático
b) Heitor
c) Cícero
d) Tio Chirico
e) Pururuca
.
Matemática – EM . Uma professora paulista de escola estadual, com 12 anos de magistério, pega sua perua Marajó 1982, no bairro de São Mateus, onde mora, e vai até Cordeirópolis pela rodovia SP 330. Na volta, ao passar por Campinas, decide pegar a SP 348, a fim de evitar o trânsito provocado por uma enchente apocalíptica e assim retornar viva à casa. Dias depois, precisa ir até Sorocaba para participar de uma capacitação da Rede de Ensino para a melhoria educacional pública e utiliza a rodovia SP 280; ela retorna pela mesma rodovia. Em um fim de semana ensolarado, resolve pegar um bronze na Cidade Ocian e parte rumo à Praia Grande, pela SP 160. Calcule: aproximadamente quanto tempo ela terá que trabalhar na EE Tio Mandruvá Piloso para pagar os pedágios do Tio Serra?
. a) Mais de um mês, não gastando o salário com mais nada
b) Menos de meia hora/aula, porque os salários dos professores públicos são iguais aos dos Secretários de Estado
c) Quase 60 dias, pegando aula em 3 escolas
d) Até 2014, pois ela estará no Programa de Valorização pelo Mérito e seu salário será ótimo
e) Só os computadores da NASA sabem a resposta
.
Matemática – EF 2 . Nas escolas estaduais paulistas há 50 mil computadores funcionando perfeitamente bem nas salas de Informática. A Secretaria de Educação, que cuida das escolas, resolve alugar 50 mil novos computadores de uma grande empresa de Brasília para substituir os existentes, que deverão ser encaixotados, ficarão fora de uso e/ou terão destino indefinido. Baseado neste enunciado, responda: quantos computadores foram parar no lixo?
.
a) nenhum
b) todos c) 50 mil
d) não sei
e) NDA
.
Dentro de instantes, apresentaremos mais questões do Saresp 2009. É que, ao avaliarmos o teor das brochuras, constatamos que muitas das questões "inéditas" saíram de antigos exames do ENEM. Continuamos em plantão permanente.

domingo, 8 de novembro de 2009

EM DOMINGO DE CÃO, SECRETÁRIO-LOBISTA DE SERRA FAZ HORA-EXTRA PARA SALVAR EXAME

A julgar pelo que acaba de ser publicado pelo blog NaMaria News, as hirsutas sobrancelhas de Paulo Renato Souza, Secretário da Educação do Estado de São Paulo, devem estar encrespadíssimas. Não é para menos. É que as caixas contendo as provas do Saresp - Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – já deveriam ter chegado às Delegacias de Ensino, para a distribuição, mas, até agora, nem sinal delas.

A avaliação está prevista para acontecer nos dias 10, 11 e 12 de novembro, para alunos de 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e de 3ª série do Ensino Médio da rede estadual paulista.

Por via das dúvidas, este Cloaca News permanecerá em regime de plantão, acompanhando o desenrolar deste incandescente episódio da Educação tucana.