sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

A VELHA MARMITA RANÇOSA DA MÍDIA BRASILEIRA



Por Cristóvão Feil, do Diário Gauche (publicado originalmente no Jornalismo B*)


O jornal britânico Financial Times, uma das bíblias do neoliberalismo, caiu na real e está fazendo uma série de matérias sobre a crise estrutural do capitalismo, se dando a liberdade de cogitar que estamos experimentando o limiar de um novo sistema de produção, mesmo não se sabendo ao certo aonde iremos. 
Esse não é qualquer jornal. O FT é uma publicação que circula desde 1888, tem uma tiragem diária de 2,1 milhões de exemplares, circula em 140 países e tem agências editoriais em 50 países.
.     
Corte rápido.
.
O diário paulistano O Estado de S. Paulo estampou em suas páginas, no dia 23 de janeiro último, um artigo do ex-ministro da Fazenda, Maílson da Nóbrega, em que ele afirma que os altos ganhos salariais são um dos fortes fatores da atual crise econômica da eurolândia. Pronto, sobrou para os assalariados! É inacreditável que a essa altura da crise alguém ainda atribua a mesma motivações que não as das finanças hipertrofiadas, o descontrole do crédito e a desregulação geral da atividade econômica, em especial a liberdade de ação dos grandes capitais bancários na Europa e no mundo todo. 
Observem que enquanto um jornal de reputação internacional – podemos questionar a sua afiliação político-ideológica – trata da crise de forma direta, frontal e corajosa, o outro, um jornal provinciano como o Estadão, insiste em manter um séquito de especialistas em produzir vianda requentada, como se fora algo fresco e atual, para assuntos tão relevantes como a crise do capitalismo. 
Essa é a grande dificuldade da mídia brasileira: servir marmita rançosa como se estivesse oferecendo peixe fresco grelhado sobre folhas tenras. O problema não é o proselitismo de direita tout court, o problema é o proselistismo de direita, proferido por velhos funcionários da ditadura civil-militar (como Maílson e tantos outros) envolto no papel engordurado do palpite manjado, da opinião pessoal e interessada travestida de vontade geral e republicana.
Prestem atenção: a mídia está coalhada de indivíduos, colunistas, apresentadores, leitores de telepromter e outros quetais que estão ali para expressarem as vozes dos seus donos (ou dos seus patrões e dos amigos dos seus patrões). Entretanto, querem representar o papel de porta-vozes do universal, do democrático e do espírito de nosso tempo.
Ainda bem que eles são péssimos atores e atrizes. 
Coisas da vida.

*O blog Jornalismo B está em campanha de assinatura da sua publicação em papel. Clique aqui e prestigie.

domingo, 22 de janeiro de 2012

COM BARRIGA, FOLHA EMPURRA SENADOR PETISTA E DEPUTADO DO PSOL PARA O CÁRCERE

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA


Excitada com a ação genocida das tropas tucanas em São José dos Campos (SP), durante operação para remover 1600 famílias de uma área pertencente ao megatrambiqueiro Naji Nahas (amigo de Serra), o portal UOL, da Folha de S. Paulo, desarvorou-se em publicar, sem a devida apuração, informação falsa prestada por um membro da PM paulista. A notícia dizia  que o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) e o deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) haviam sido detidos pelas forças fascistas de desocupação, sob ordens do governador Geraldo Alckmim, durante operação na comunidade do Pinheirinho.
Logo que souberam de suas "prisões", os parlamentares desqualificaram a publicação e informaram que em momento algum estiveram detidos por quem quer que fosse. 
Aguarda-se para qualquer momento nota oficial do Mestre em Proeminências Ventrais Ricardo Noblat. Como se sabe, é do tocador-de-jazz do Sistema Globo o cetro de barrigueiro-mor da imprensa brasileira, quiçá mundial.

Enquanto isso, o pau come no Vale do Paraíba. A PM segue fuzilando trabalhadores que não sabem mais para onde ir. Há moradores feridos por balas tucanas. Mas, para os veículos da Folha, está tudo bem, visto que a Rodovia Presidente Dutra já foi desbloqueada e o trânsito voltou à normalidade.

CONEXÕES GLOBAIS 2.0 - PIG VAI FINGIR QUE NÃO ESTÁ ACONTECENDO NADA

A primeira edição do Conexões Globais 2.0, que acontece em Porto Alegre, de 25 a 28 de janeiro, leva para a Casa de Cultura Mário Quintana diversas atividades sobre o ativismo social na era internet. O evento faz parte das programações do Fórum Social Temático. Se eu fosse você, assistiria o vídeo abaixo para saber mais e, por tabela, prestigiar este locutor que lhes fala.
.