sexta-feira, 5 de julho de 2013

FOLHA PUBLICA MATÉRIA PSICOGRAFADA


Clique na imagem para ampliá-la


Os jornalistas Valdo Cruz, Fernando Rodrigues e Catia Seabra, próceres da Folha de S.Paulo, acabam de operar um verdadeiro prodígio. Tão espetacular é o portento que mereceria mesmo o Prêmio Padre Quevedo de Jornalismo, caso existisse o galardão. 

Nesta quinta-feira, 4, na edição online da gazeta paulistana, os três patetas da Barão de Limeira assinaram uma curiosa reporcagem "informando" que o ex-presidente Lula sugeriu "corte de ministérios" à presidenta Dilma Rousseff. 

Sem cumprir o be-a-bá da profissão - no caso, dizer, ao menos, quando e onde deu-se a conversa - e sem nominar uma única fonte, o trio atribuiu a "conversas com interlocutores", "petistas próximos a Lula" e "assessores" todas as baboseiras escritas.

Segundo apurou este Cloaca News, pessoas próximas aos três repórteres disseram que, antes de escrever a nota, eles foram mantidos, durante cerca de duas horas, em uma sala penumbrosa  na sede do jornalão, sentados diante de uma mesa branca, sobre a qual havia um copo d'água. De acordo com um estagiário, do lado de fora da saleta era possível ouvir os jornalistas invocando nomes como Chico Xavier e Alan Kardek. Encerrada a sessão, um dos repórteres queixou-se a interlocutores que não aguentava mais o cheiro de vela-de-sete-dias no ambiente.

O mais surpreendente, porém, é que o texto da nota não faz qualquer alusão a "corte de ministérios", seja lá o que isso signifique.

Em matéria de picaretagem, o tabloide Zero Hora, de Porto Alegre, pelo menos foi mais original. Não faz muito tempo, um repórter de escol daquela publicação baseou uma reporcagem de duas páginas (esculhambando o MST) nas anotações de um caderninho escolar apócrifo encontrado dentro de um latão de lixo no estacionamento do Incra.